Implantar seu ERP com consultorias independentes ou homologadas, qual a diferença?

Os impactos da inteligência artificial nos negócios
5 de janeiro de 2018

Não somente no setor de sistemas de gestão, mas em diversos outros segmentos encontramos opções variadas de fornecedores para uma infinidade de serviços, alguns homologados pelo fabricante, ou construídos por profissionais com experiência no produto.

Com tantas opções, modelos e possibilidades disponíveis no mercado, é bastante natural que surjam dúvidas por parte de empresas usuárias de ERPs, sobre contratar serviços de consultorias independentes, do próprio fabricante, franquias, filiais, ou parceiras homologadas. Mas o que realmente difere o serviço prestado por essas empresas?

Franquias, filiais e parceiras homologadas possuem um vínculo direto com a fabricante do ERP, e além do direito de uso da marca, guardadas as devidas regras e possibilidades, estão condicionadas ao modelo de negócio e posicionamento estratégico da provedora.

As consultorias não homologadas, como o próprio nome já diz são independentes da provedora – não estão sujeitas às regras, contratos, valores e condições de negócios. Na grande maioria das vezes, são oriundas de ex-funcionários, ou até usuários das soluções, nascem com metodologias diferenciadas, baseadas em experiências, melhores práticas de mercado e atendimento aos clientes, priorizando as necessidades e melhor experiência do usuário.

Em praticamente sua totalidade, consultorias independentes, são compostas pelos melhores profissionais do mercado, com larga experiência nas soluções de gestão, além de profundo conhecimento dos processos de cada segmento. Nesse cenário, as consultorias acumulam expertise o suficiente para um diagnóstico muito mais preciso e assertivo, sem excessos.

Outro diferencial das consultorias independentes é a gestão e relacionamento com seus clientes. Devido a maior proximidade com os usuários, os consultores conhecem os processos e reais necessidades das empresas, e ainda contam com total liberdade em ofertar soluções adicionais, mesmo que não desenvolvidas pela fabricante, mas que são integradas e aumentam a aderência do software.

Um detalhe importante, e que por muitas vezes gera dúvidas no cliente, é quanto à garantia do produto. O fato é que, contratar serviços de uma consultoria não afeta a garantia do ERP. Considere que uma das características dos principais softwares do mercado, são as infinitas possibilidades de personalização da ferramenta conforme as necessidades da empresa. E, visto que a própria fabricante fornece, instrui e certifica profissionais para atividades de desenvolvimento independente, com a possibilidade de até o próprio cliente realizar implantações e personalizações, a garantia do software não seria aplicável.

Por fim, o principal diferencial são os valores praticados. Como as consultorias independentes contam com maior liberdade para praticarem um modelo de negócio próprio, conseguem ofertar serviços personalizados e potencializados, através de analistas seniores, o que agiliza o tempo de implantação e assegura a qualidade do serviço prestado. As consultorias entendem cada cliente como único, assegurando sempre a melhor e mais produtiva experiência do usuário com a solução. 

 

Por Alan Lopes, CEO da CRM Intelligence Services