Por que implantar um sistema ERP?

Solução TOTVS®
9 de dezembro de 2012
Totvs cria app para gestão de alocação de funcionários em clientes
5 de janeiro de 2018

Antes de justificar a implantação de um software de gestão empresarial precisamos esclarecer o que ele faz. Ele facilita o fluxo de informações entre todos os departamentos, controlando toda a empresa, da produção às finanças, integrando e sincronizando todos os departamentos (fabricação, logística , finanças e recursos humanos). É um sistema amplo de soluções e informações. De um lado entram os dados e do outro são extraídas as informações necessárias, (e úteis) para que a gestão do negócio. Suas vantagens: redução de trabalho, velocidade e segurança, entre outras.

A implantação do ERP demanda levantamento dos processos da empresa para posterior parametrização (é informar ao software como são as políticas, normas, processos da empresa). Assim, o sistema se adequa às necessidades atuais da empresa e permite a sua evolução futura. As vantagens são muitas: Integração total entre áreas, com a eliminação de papéis, decisões imediatas, agilidade, controle e segurança de processos; eliminação do uso de interfaces manuais; redução de custos. Otimiza o fluxo da informação e qualidade da mesma dentro da organização; otimiza o processo de tomada de decisão; elimina a redundância de atividades; reduz os lead times e tempos de resposta ao mercado.

Pela sua complexidade, um projeto de implantação de ERP pode envolver muitas pessoas na organização em que ser bem acompanhado, envolvendo pessoas com conhecimento técnico e de negócio.